Em momentos de aumento dos preços e risco de desabastecimento, alternativa tem sido atrativa para agricultores de todo o país
O contexto da guerra na Ucrânia piorou cenário de escassez de fertilizantes e aumentou a importância da adoção de soluções de controle de fertilização. Com isso, algumas tecnologias tornam-se prioridade e a melhor alternativa nas plantações.
O Brasil, um dos maiores produtores, é também o maior importador de fertilizantes do mundo. No ano de 2021, cerca de 85% dos insumos agrícolas vieram de outros países, totalizando mais de 35 milhões de toneladas. Dentre os exportadores para o Brasil, destaca-se a Rússia, correspondente a 25% destas importações. Nesse cenário, o contexto externo vem preocupando os produtores, que temem pelo aumento dos preços e pelo risco de desabastecimento.
Mas como o cenário da Guerra tende a atingir o Brasil?
No começo de 2021, os preços começaram a subir exorbitantemente, chegando a ter aumento de 100%, devido à alta demanda e escassez mundial. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) havia destacado que esse deveria ser um dos maiores desafios do setor para 2022.
Com o cenário de guerra se estendendo, a situação não apresenta possibilidade de melhoras a curto prazo. Rússia e Bielorrússia, aliados no conflito, são as duas das maiores produtoras de potássio do mundo, além de também serem importantes na exportação de outros macronutrientes, como nitrogênio e fósforo. Com as sanções da Europa e dos Estados Unidos aos países, deve-se gerar repercussões significativas para vários mercados, sobretudo o agronegócio brasileiro, que importa cerca de 30% dos seus insumos destas federações.
Como economizar e controlar a utilização de fertilizantes?
Com o Sistema AFS orientando a máquina, o operador pode focar no que realmente importa: a qualidade da operação. Atividades como o plantio, a pulverização ou a colheita podem ser realizadas em menos tempo, com menor desperdício, maior precisão, dia e noite com perfeição. De pequenas áreas a grandes empreendimentos agrícolas, todos podem se beneficiar com a utilização de equipamentos AFS.
- Aumenta o rendimento de defensivos agrícolas
- Reduz custos operacionais
- Melhora a produtividade, mesmo em condições de baixa visibilidade
- Solução ideal para quem possui frota mista
Conheça mais sobre os modelos e funcionalidades do AFS Connect.
As atividades e as decisões no campo estão cada vez mais se baseando na tecnologia e digitalização dos processos. São os sinais de um futuro cada vez mais eficiente, tecnológico e autônomo.
Pensando na realidade do produtor, a Case IH investe em tecnologia para que todas as máquinas e necessidades do campo sejam totalmente conectadas, evoluindo os serviços para soluções mais completas. Desta forma, foi desenvolvido um sistema integrado de agricultura digital perfeito para a sua fazenda: o AFS Connect.
O AFS Connect é um sistema de gestão integrada para o seu campo na palma da sua mão. Você está no controle da sua fazenda o tempo todo, em qualquer lugar e em tempo real.
- Conectividade 4G / 3G / 2G
- Diagnósticos precisos
- Confiança nos resultados
- Mais agilidade nas ações
- Serviços e soluções mais eficazes
- Visualização da máquina no campo
- Janela de trabalho operacional
- Status operacional momentâneo
- Dados de saúde da máquina e do motor
- Consumo de combustível
- Dados de colheita e produtividade
- Alertas e notificações configuradas conforme necessidade
Muitos de nossos tratores e máquinas estão integrados com sistema AFS Connect, para uma maior produtividade e menor desperdício. Dentre eles, podemos citar os tratores Magnum AFS Connect e Steiger AFS Connect, dois modelos equipados com o sistema AFS Connect embarcado de fábrica, trazendo um novo monitor AFS Pro 1200, sistema operacional com conectividade 4G, receptor AFS Vector Pro, totalmente redesenhados que permitem a visualização remota e recursos de suporte a distância.
As novas colheitadeiras Axial-Flow Série 250 Automation são equipadas com o AFS Harvest Command, um sistema inteligente que se autorregula por meio de vários sensores na máquina, com quatro modos de colheita, proporcionando até 15% a mais de produtividade.
Entre em contato com nossos consultores de vendas e saiba mais sobre a importância de equipamentos automatizados que te ajudarão a economizar e produzir ainda mais.